terça-feira, 29 de outubro de 2013

O estilo Pop Art: Decoração com irreverência

Você Tem Estilo? Gosta de Cores Vivas? Quer personalizar um espaço na sua casa?
Conheça aqui o Pop Art.
Figura 1: Pop art Aplicado a uma sala
Nesta seção você verá:
  • Historia do Pop Art
  • Dicas de como decorar com Pop Art sem errar (dica de um especialista Vinitius Penteado)
  • Vários exemplos de decoração com Pop Art.

    O estilo Pop Art, que está encantando decoradores e amantes de decoração em todo o mundo, surgiu na Inglaterra e ganhou força em Nova York a partir da década de 1960. As características mais marcantes desse movimento artístico são o uso de imagens pictóricas, símbolos de natureza popular e cores fortes com elementos fluorescentes. A cozinha sobria em tons cinza, ganhou um tom de alegria com o Pop Art incluido no armário na Fig 2.

Figura 2: Cozinha com Armários decorados com Pop Art
  
    Até que nem conhece o Pop Art, certamente já viu filtros para fotografias no smartphone que remetem ao estilo. A Arte Pop, como o próprio nome diz, buscava a valorização da cultura de massa e lançou mão do fascínio pelas imagens televisivas, as fotografias, o cinema e as histórias em quadrinhos. Um dos grandes nomes desse movimento foi Andy Warhol que chegou a criar garrafas para a Coca-Cola.
    No Brasil, a Pop Art ganhou força depois do anos 80 e entre os seus principais autores estão Cláudio Tozzie, Wesley Duke Lee. Mas, a essa altura você deve estar se perguntando: Quais as influências da Pop Art na decoração? É isso que nós vamos falar agora.
    Já é possível encontrar o estilo em vários objetos: copos, canecas, bandejas, almofadas, toalhas etc. Mas, transmiti-lo em ambientes é um desafio que exige muito bom gosto e ousadia. Para o corretor de imóveis do Rio de Janeiro, Vinitius Penteado, que gentilmente nos ajudou com as dicas, o estilo Pop Art confere energia e sofisticação aos espaços. Ele ressalta que, “quando compramos um imóvel e pensamos na sua decoração, queremos antes de tudo transmitir personalidade. A gente espera que tudo tenha a nossa cara e o pop art é para quem busca irreverência, cores e energia”. 
    
DICAS:   
    Você gosta do estilo e quer decorar a sua casa com Pop Art? Confira as nossas dicas para não errar no tom:

  • Dose corretamente as aplicações. Se for estilizar paredes, por exemplo, escolha apenas um lado, conforme na Fig. 3.
  • Combine elementos da decoração nas cores. Não precisa estampar tudo com o estilo, mas ter alguns objetos com cores fortes. Lembre-se: independentemente do estilo, o que vale é ter uma decoração harmoniosa. Fig 4 e Fig. 5
  • Use fotos próprias com moderação. É legal estilizar suas próprias fotos, mas cuidado para não exagerar nas repetições e cores. Veja um exemplo na Fig. 6.
  • Selecione bem os ambientes. Como a Pop Art transmite força e energia, evite aplicá-la em ambientes de relaxamento. Caso queira utilizar no quarto, dê preferência a objetos como quadros e luminárias.Vide Fig. 7
Figura 3: Apenas uma parede foi escolhida para aplicar o Pop Art.

Figura 4: Quarto com as cores seguindo a parede do Pop Art.
Figura 5: O Pop Art fornece a esta sala muito estilo e alegria, com as cores vivas, e todos os objetos e moveis combinam com o pop art escolhido. 
    
Figura 6: Neste exemplo foi utilizada uma foto e estilizada com a Pop Art para decorar a parede da cabeceira da cama do casal. 

Figura 7: Os objetos também cairam nas graças do Pop Art. Para os mais discretos, é uma boa pedida começar com eles.
   
   Uma dica muito legal que pode casar bem com o Pop Art é utilizar móveis em pallet para compor os ambientes. O que você acha desse estilo? Ele também faz a sua cabeça? Confere as fotos que separamos para você e conta pra gente nos comentários qual a sua opinião sobre Pop Art e decoração.


Quer mais inspiração? Segue abaixo ambientes lindos decorados com o Pop Art.


Figura 8: Ambiente super clean (todo em branco), para dar um pouco de alegria a este ambiente, foram utilizadas fotos fazendo "caretas" do dono e viraram quadros no estilo Pop Art

Figura 9: A parede ficou muito charmosa com esse aparador pintado em amarelo ouro, e os abajures em preto, destacando a parece de Pop Art.

Figura 10: Para personalizar este escritorio, foi utilizado uma foto do proprietário estilizada com o Pop Art. Observe que o unico elemento colorido no ambiente é este quadro, o que mantém a seriedade e discrição do ambiente com uma pitada de alegria.

Figura 11: Um corredor inteiro foi estilizado com Pop Art, para os mais ousados, uma ótima dica para alegrar ambientes públicos como escolas, galerias de art, museus, corredores de hospitais infantis, dentre outros.

Este post contou com uma super colaboração de Daisy Soares.

2 comentários: